top of page

Unity 6 | Motor gráfico chega em outubro com gráficos de nova geração, incluindo cabelos e tecidos realistas

A Unity está prestes a dar um salto gigantesco em qualidade gráfica com o lançamento da Unity 6, marcado para 17 de outubro. Para mostrar o que vem por aí, a empresa revelou a tech demo “Time Ghost” durante o evento Unite Barcelona 2024, rodando em uma máquina poderosa com um Intel Core i9-14900K e uma NVIDIA GeForce RTX 4090. O resultado? Um verdadeiro espetáculo visual que coloca a Unity como uma forte concorrente da Unreal Engine 5.



A demo mostrou um avanço absurdo na simulação de tecidos e cabelos, que agora contam com uma deformação em tempo real graças ao aprendizado de máquina. A tecnologia, batizada de Unity Sentis, permite que os tecidos se comportem de forma realista, reagindo a movimentos e colisões de maneira impressionante. Isso é possível graças a um modelo customizado de Machine Learning que foi treinado com 2 mil frames de animações, reduzindo o tamanho dos dados de 2,5 GB para apenas 47 MB – uma economia absurda sem perder qualidade.


Além disso, a Unity 6 traz colisões de efeitos visuais extremamente realistas, como pedaços de destroços que se fragmentam ainda mais quando atingem um personagem após uma explosão, por exemplo. Tudo isso aumenta o nível de imersão para os jogadores, que agora podem esperar ambientes e interações ainda mais detalhadas nos jogos desenvolvidos com o motor gráfico.



Outro ponto de destaque na demo foi o realismo dos cabelos, que agora são simulados com alta densidade e respondem aos movimentos com mais precisão do que nunca. Embora essa tecnologia já estivesse presente em versões anteriores da Unity, a nova geração eleva esse nível de detalhe a um patamar digno de produções AAA.


Apesar de a Unity ser mais conhecida no mundo dos jogos indie, ela já entregou grandes sucessos como The Forest, Hollow Knight, Cuphead, Among Us, Fall Guys, além de títulos da franquia Ori e o fenômeno Pokémon GO. Com a chegada da Unity 6, a engine promete conquistar ainda mais desenvolvedores, oferecendo ferramentas avançadas que facilitam a criação de jogos com visuais de altíssima qualidade.



Vale lembrar que, após a polêmica sobre a taxa de uso da Unity, o novo CEO, Matt Bromberg, afirmou que a Unity 6 será “a mais estável e com melhor performance” de todas as versões já lançadas. E, para os desenvolvedores que quiserem explorar as possibilidades da demo, os assets de Time Ghost estarão disponíveis na loja da Unity no mesmo dia do lançamento.


Agora resta aguardar para ver como essa nova geração vai impactar a criação dos próximos títulos – e se a Unity vai finalmente conseguir competir de igual para igual com a Unreal Engine 5 nos grandes lançamentos.


Fonte: Unity



Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!


0 comentário

Comments


bottom of page