Spielberg se junta a uma longa lista de estrelas de Hollywood que não concordam com a decisão.

A temporada de premiações está a todo vapor com eventos como o Screen Actors Guild Awards e o Independent Spirit Awards acontecendo nas últimas semanas, mas sem dúvida o mais famoso de todos é o Oscar, que acontece no final do mês em 27 de março. A icônica premiação teve seu montante de controvérsias ao longo dos anos, mas a decisão de pré-gravar oito categorias antes do show e editá-las mais tarde é apenas a mais recente a agitar Hollywood. Muitos grandes talentos se manifestaram contra a mudança e agora o diretor e vencedor do Oscar Steven Spielberg falou sobre o assunto. o diretor de Amor, Sublime Amor falou sobre seu descontentamento com a mudança, dizendo:
“Discordo da decisão do comitê executivo. Eu sinto fortemente que este é talvez o meio mais colaborativo do mundo. Todos nós fazemos filmes juntos, nos tornamos uma família onde um ofício é tão indispensável quanto o outro. Eu sinto que no Oscar não existe acima da linha, não existe abaixo da linha. Todos nós estamos na mesma linha trazendo o melhor de nós para contar as melhores histórias que pudermos. E isso significa para mim que todos devemos nos sentar à mesa de jantar juntos ao vivo.”
Quando a transmissão do Oscar iniciar a Academia planeja começar a anunciar os vencedores das 8 categorias previamente gravadas que incluem Design de Produção, Som, Trilha Sonora Original, Maquiagem e Penteado, Curta Documentário, Curta Live-Action e Curta Animado.
Spielberg continuou dizendo:
“Quando olho para trás e penso que sem John Williams, Tubarão usaria dentaduras. Com Amor, Sublime amor, quando Tony está cantando 'Tonight' com Maria, sem o (Designer de Produção) Adam Stockhausen ele estaria cantando em uma escada e ela estaria no andaime, tudo isso em um palco vazio. Sem a edição de filmes, todos os meus filmes ainda estariam em diários. Todos nós nos reunimos para fazer mágica, e estou triste por não estarmos todos na televisão ao vivo assistindo a mágica acontecer juntos. Todos terão seu momento de destaque. Todos os vencedores poderão ser mostrados com seus discursos de aceitação, mas é a ideia de que não podemos estar todos lá.”

Spielberg traz à tona um grande ponto que o público em geral tende a esquecer. Fazer filmes é um esforço de equipe. Como Spielberg comentou, Tubarão é um exemplo maravilhoso de trilha sonora, especialmente no gênero de terror, fazendo ou quebrando o filme e sua tensão. A trilha de Williams para Tubarão é tão icônica e sem ela o filme é uma imagem incompleta. Milhares de pessoas podem trabalhar em um filme e ver alguém como Spielberg defender as muitas equipes com as quais trabalhou ao longo de sua carreira de seis décadas é outra razão pela qual ele é indiscutivelmente o diretor a ser seguido. Quando perguntado ao diretor se ele achava que a decisão deveria ser revertida e se realmente seria, ele não se mostrou muito otimista dizendo:
“Sim, eu faria, mas tenho um enorme respeito por meus colegas governadores e tenho um enorme respeito por David Rubin. A mesma coisa esteve perto de acontecer há três anos e na décima primeira hora foi tomada uma decisão que reverteu e quatro categorias que estavam nos intervalos comerciais foram reintegradas ao show ao vivo. Espero que seja revertido, mas não estou antecipando uma reversão e não estou otimista sobre isso.”
Como afirmado anteriormente, houve reação de fãs e cineastas, incluindo criadores brilhantes como Denis Villeneuve e Guillermo del Toro. Os próprios Oscars estão em um canto agora, pois se preocupam com o declínio da audiência e a ABC os pressionou a tomar essas decisões, ou perderiam completamente a transmissão. No entanto, como Spielberg e outras pessoas da indústria cinematográfica falaram, o Oscar é sobre celebrar todas as facetas do processo de filmagem e não sobre as classificações.
Embora as categorias pré-gravadas sejam editadas na transmissão ao vivo, ainda parece que isso está dizendo ao mundo que essas categorias têm menos valor do que o resto.
É quase como se eles estivessem lhe dizendo que você pode fazer um grande filme sem eles. Coisas como trilha sonora e design de produção são fundamentais para o sucesso de um filme e as categorias de curtas são como muitos de Hollywood encontram seus futuros grandes cineastas.
Outras premiações adotaram esse estilo de pré-gravar categorias ou premiar certas categorias durante um intervalo comercial, mas este é o Oscar. É o padrão ouro das premiações e quando Spielberg, 19 vezes indicado a estatueta, desaprova o que você está fazendo, você provavelmente deveria ouvi-lo. O mais recente filme do famoso diretor, Amor, Sublime Amor está concorrendo a sete indicações este ano, com duas das indicações, Som e Design de Produção, sendo afetadas por essa mudança.
O Oscar vai ao ar no domingo 27 de março, as 22 horas na TNT.
Fonte: Deadline

Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!
Twitter: @realcanalbang
Instagram: @canalbangoriginal
Facebook: http://facebook.com/canalbangoriginal
Comments