A Rússia está de olho no mercado de games com planos ambiciosos: criar seu próprio console para competir com gigantes como PlayStation e Xbox. A informação veio diretamente de Anton Gorelkin, vice-presidente do Comitê de Política de Informação da Duma Estatal, que revelou durante o Natal que o país está investindo no desenvolvimento de um console doméstico.
O aparelho contará com o processador Elbrus, desenvolvido pelo Centro de Tecnologias SPARC de Moscou, e rodará sistemas baseados em Linux, como o Aurora ou Alt Linux. Mas não se engane – o poder de fogo desse console não deve chegar perto do PS5 ou Xbox Series X.
O que esperar do console russo?
Apesar do hardware mais modesto, Gorelkin destacou que o objetivo não é rodar jogos antigos ou ports ocidentais. A Rússia quer apostar em “videogames domésticos”, desenvolvendo seu próprio ecossistema de jogos.
Outro projeto citado foi o Fog Play, um console de jogos em nuvem que permitirá que jogadores russos utilizem PCs de alta performance alugados para rodar games remotamente.
Independência ou ilusão?
Desde o início do conflito com a Ucrânia e as sanções internacionais, a Rússia vem investindo pesado em soberania tecnológica. A adoção do Astra Linux em computadores do governo, inteligência e forças armadas é um reflexo disso.
Mas o isolamento digital e a dependência de tecnologia chinesa continuam sendo obstáculos. Sem chips no nível de AMD, Intel ou Nvidia, a Rússia ainda está longe de alcançar a tão sonhada independência nos games.
Mesmo assim, o desenvolvimento desse console é um passo na tentativa de afastar a dependência do Ocidente. Resta saber se o resultado será um verdadeiro concorrente ou mais um “clone” limitado do que já existe.
Fonte: Techspot
Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!
Twitter: @realcanalbang
Instagram: @canalbangoriginal
Facebook: http://facebook.com/canalbangoriginal