top of page

Riverdale | Sétima temporada da série repete a história da pior maneira

Riverdale da CW tem abordado tópicos e temas pesados desde que fomos arrastados para esta cidade e as vidas de Archie Andrews ( KJ Apa ), Betty Cooper ( Lili Reinhart ), Jughead Jones (Cole Sprouse), Veronica Lodge ( Camila Mendes ), Cheryl Blossom ( Madelaine Petsch ), Kevin Keller ( Casey Cott ) e Toni Topaz (Vanessa Morgan). Embora a série nem sempre - ou, na verdade, nunca - abordou isso adequadamente, houve tentativas de investigar como essas histórias impactam nossos amados personagens. Geralmente, existem camadas sobre o quão bem qualquer situação foi tratada e, na maioria das vezes, podemos dizer que a série pelo menos aprendeu com um passo em falso. No entanto, a 7ª temporada de Riverdale, que transportou os personagens para uma nova vida nos anos 50, sem lembranças do que aconteceu antes, prova que os poderosos não aprenderam um dos maiores erros da série, que é particularmente decepcionante, pois a série está chegando ao fim.

Assim que Riverdale começou, foi criticado com razão e brutalmente por retratar o chamado relacionamento entre Archie, de 15 anos, e sua professora, Sra. Grundy ( Sarah Habel ). O show tinha Archie e Grundy se esgueirando como se fosse um caso secreto entre dois amantes consentidos. Poucos, como Veronica, denunciaram a situação como repulsiva, enquanto nem mesmo os pais - incluindo o próprio pai de Archie - abordaram as implicações subjacentes de agressão sexual, aliciamento e pedofilia. Ela foi escrita episódios mais tarde, voltando a ser assassinada pelo Black Hood. Mais tarde, quando ela se mudou para outro adolescente do outro lado do rio, em Greendale. Portanto, embora o programa e os escritores obviamente entendessem a gravidade do que a Sra. Grundy estava fazendo ao apresentá-la como uma predadora em série, tornou-se desconcertante nas muitas temporadas que se seguiram que a série nunca realmente abordou o trauma que ela infligiu a Archie.

Depois de anos ignorando descaradamente a experiência de Archie com a Sra. Grundy, Riverdale Temporada 6, Episódio 13 revisita o assunto em um raro vislumbre de coesão e profundidade para a série que se tornou conhecida por suas histórias selvagens e malucas. Com Percival Pickens ( Chris O'Shea ) trazendo à tona a escuridão que há muito espreita na cidade, Archie (com a ajuda de Betty) confronta a realidade de como o trauma relacionado à Sra. Grundy cuidando dele moldou tanto de sua vida. Como a Sra. Grundy era sua professora de música, isso arruinou a música para ele. A música era um espaço seguro para ele abordar seus pensamentos e sentimentos, e a série subseqüentemente abandonou o interesse de Archie em persegui-la após a primeira temporada para abraçar saídas mais físicas e violentas - que, na maioria das vezes, deixavam Archie sem camisa e suado. Finalmente, reconhecer o trauma, com o termo apropriado usado para o que realmente aconteceu com Archie, foi um momento crucial em seu crescimento e jornada. Portanto, dada essa explicação incomum e profunda, torna a série revisitando a Sra. Grundy e os eventos da história de Archie na 7ª temporada ainda mais decepcionantes.

No episódio 16 da 7ª temporada de Riverdale, a série mais uma vez comete um grave erro ao fazer os adolescentes Archie e Reggie (Charles Melton) dormirem com a mulher adulta Twyla Twyst ( Alaina Huffman) .) - junto. Claro, eles não têm lembranças de suas vidas anteriores, então nenhum deles pode reconhecer o erro da situação. É tratado como uma piada, mostrando que os escritores não aprenderam absolutamente nada com as críticas que receberam na primeira temporada sobre a representação da dinâmica de Archie e Sra. Grundy, apesar de contar uma história impactante e emocional de Archie finalmente aceitando como ele foi preparado por o professor dele. Então, o episódio 17 torna as coisas ainda piores. Como se não bastasse que Archie tenha sido mais uma vez agredido por uma mulher adulta, a Sra. Grundy voltou a lecionar na Riverdale High e a série imediatamente começa a revisitar a dinâmica entre ela e Archie.


Mais uma vez, Grundy é o professor particular de Archie e o treina em sua paixão pela poesia - imitando seu interesse por música e composição na primeira temporada. Considerando como o envolvimento dela destruiu seu amor pela música pela primeira vez, é horrível vê-la se envolver em sua poesia e manchá-la novamente. E, como se tudo isso não bastasse, a série mais uma vez zomba do trauma de Archie para uma história “divertida” sobre Archie escrevendo e lendo publicamente um poema que escreveu sobre o quanto ele quer dormir com a Sra. Grundy. Francamente, é doentio ver um assunto tão sensível e prejudicial ser tratado como uma piada com apenas alguns episódios restantes.

Embora isso possa ser dito durante grande parte da temporada final, é bastante decepcionante ver os escritores repetirem os mesmos erros (ou semelhantes) que cometeram anteriormente. Em vez de usar essa reinicialização suave (de certa forma) para reescrever seus anos de ensino médio e dar a eles uma experiência digna de ser lembrada, eles estão repetindo os mesmos erros de antes. Esta foi uma oportunidade de fazer algo diferente e mostrar o crescimento dos personagens. Quando se trata desse assunto, é triste ver como Riverdale continua a não levar o trauma de Archie a sério ou a entender a gravidade do que ele passou e como isso afetaria sua autoimagem e valor próprio (com toda a probabilidade) pelo resto de sua vida. Houve uma oportunidade aqui para mostrar que Archie finalmente entendeu a situação - algo que ele não foi capaz ou equipado para fazer quando adolescente pela primeira vez - e impediu que isso acontecesse novamente. Mas, os escritores se dobraram e o deixaram traumatizado novamente por duas mulheres desta vez. Ao contrário do que os escritores acreditam claramente, isso não é uma piada. Tratá-lo como tal, e fazer tudo de novo sem motivo algum, acrescenta a uma lista crescente de razões pelas quais esta temporada final é um fracasso absoluto e absoluto e não é uma despedida respeitável para a maioria desses personagens amados - menos Cheryl e Toni.


Riverdale continua às quartas-feiras na CW.


Fonte: Collider


Por: Camylle Helen


Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Twitter: @realcanalbang

Instagram: @canalbangoriginal

0 comentário

Comments


bottom of page