top of page

Os 10 Melhores Filmes de 2024

Confira abaixo os 10 melhores filmes lançados este ano, segundo este redator.

O ano de 2024 foi marcado pela greve dos roteiristas e atores, que abalou Hollywood e resultou em atrasos e adiamentos de grandes lançamentos. Embora tenha sido um ano um pouco abaixo das expectativas em comparação com 2023, ainda nos trouxe boas surpresas e algumas decepções. O gênero de super-heróis teve um desempenho quase nulo, com exceção de Deadpool & Wolverine, tivemos grandes sequências a muito tempo aguardadas que, em grande parte, não deixaram a desejar. No entanto, o grande destaque de 2024 foram as surpresas no gênero de terror, que nos proporcionou várias experiências memoráveis.


É difícil condensar uma lista com apenas 10 filmes em um 2024 com ótimas produções independentes, blockbusters e grandes surpresas do cinema nacional. Abaixo segue a lista dos 10 melhores filmes que vi durante estes 12 meses.


10 - Pobres Criaturas

Com um toque de humor negro e uma narrativa audaciosa, Pobres Criaturas é um conto que mistura o absurdo com a tragédia de uma forma única. Quando uma jovem mulher, trazida de volta à vida por um excêntrico cientista, tenta encontrar seu lugar em um mundo que já a condenou, o filme explora temas de identidade, pertencimento e o que realmente significa ser humano. A direção de Yorgos Lanthimos mergulha o espectador em um universo de surpresas, com performances intensas e visuais fantásticos. Um conto de fadas distorcido que vai surpreender suas expectativas.


09 - Guerra Civil

Guerra Civil nos transporta para um futuro distópico não tão distante da realidade, onde os sistemas de poder entram em colapso e a luta por sobrevivência se torna uma constante. Dirigido com maestria por Alex Garland, e destaque para o ator Wagner Moura, o filme explora as consequências de um mundo fragmentado, onde aliados se tornam inimigos e os conceitos de moralidade são desafiados a cada cena. Um épico visualmente impressionante, que mistura ação, reflexão e uma crítica contundente ao estado atual da humanidade.


08 - Gladiador 02

Anos após testemunhar a morte do herói Maximus (Russell Crowe) pelas mãos de seu tio (Joaquin Phoenix), Lucius (Paul Mescal) enfrenta um novo desafio: forçado a entrar no Coliseu, ele deve lutar pela sobrevivência e pela honra de Roma. Depois de ter sua casa tomada pelos imperadores tirânicos que governam Roma com punho de ferro, Lucius precisa reencontrar a força e a coragem que o inspiraram na juventude. Admirador da jornada de Maximus, Lucius busca seguir seus passos para restaurar a glória perdida de Roma. Gladiador 2, é uma sequência direta do aclamado filme dirigido por Ridley Scott. Agora, Lucius luta não apenas pela sua vida, mas pelo futuro do império. Com o coração cheio de raiva e o destino de Roma em jogo, ele revisita seu passado em busca da força necessária para devolver ao povo a honra que um dia foi perdida.


07 - Rivais

Dirigido pelo premiado cineasta Luca Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome), Rivais acompanha Tashi (Zendaya), uma tenista prodígio que se tornou treinadora, uma força da natureza que nunca pede desculpa pelo seu jogo dentro e fora do campo. Casada com Art (Mike Faist), ela conseguiu transformar a carreira do marido, saindo de um jogador medíocre para um campeão mundialmente famoso. Quando Art está tentando ultrapassar um momento difícil, onde apenas acumula derrotas, a estratégia de Tashi toma um rumo inesperado: ela convence o marido a jogar em um torneio "Challenger" - o nível mais baixo do circuito profissional - onde terá de enfrentar Patrick (Josh O'Connor), o seu antigo melhor amigo e ex-namorado de Tashi. Patrick, que também já foi um talento promissor, agora se encontra esgotado e lentamente caminha para o fim de sua carreira. O encontro dos três pode ser capaz de reacender velhas rivalidades dentro e fora da quadra e resultar em um rumo diferente para a carreira de todos.


06 - A Substância

Elisabeth Sparkle (Demi Moore) é uma celebridade em declínio que enfrenta uma reviravolta inesperada ao ser demitida de seu programa fitness na televisão. Desesperada por um novo começo, ela decide experimentar uma droga do mercado clandestino que promete replicar suas células, criando temporariamente uma versão mais jovem e aprimorada de si mesma. Agora, a atriz se vê dividida entre suas duas versões (Margaret Qualley), que devem coexistir enquanto navegam pelos desafios da fama e da identidade. "Já sonhou com uma versão melhor de si mesmo? Você. Só que melhor em todos os sentidos. De verdade. Você precisa experimentar este novo produto.


05 - Entrevista com o Demônio

Um apresentador de um programa de talk show dos anos 70, Jack Delroy (David Dastmalchian), que está tentando recuperar a audiência do seu programa, resultado da sua desmotivação com o trabalho após a trágica morte de sua esposa. Desesperado por recuperar o seu sucesso de volta, Jack planeja o especial de Halloween de 1977 prometendo e com esperanças de ser inesquecível. Mas, o que era para ser uma noite de entretenimento, transformou-se em um pesadelo ao vivo. O que ele não imaginava é que está prestes a desencadear forças malignas que ameaçam a sua vida e a de todos os envolvidos no programa, quando ele recebe em seu programa uma parapsicóloga (Laura Gordon) para mostrar o seu mais recente livro que aborda a única jovem sobrevivente de um suicídio em massa dentro de uma "igreja satânica", vivida por Lilly D'Abo (Ingrid Torelli).


04 - Ainda Estou Aqui

O filme conta a história real da brasileira Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro), que se tornou ativista dos Direitos Humano depois da morte de seu marido, o deputado federal Rubens Paiva (Selton Mello), assassinado pela ditadura militar em 1971.

Dirigido por Walter Salles o longa está entre os semifinalistas do Oscar para melhor filme internacional e chegou à importante marca de 3 milhões de espectadores no Brasil e contando..


03 - Anora

Em Anora, longa escrito e dirigido por Sean Baker, acompanhamos a jovem Anora (Mikey Madison), uma trabalhadora do sexo da região do Brooklyn, nos Estados Unidos. Em uma noite aparentemente normal de mais um dia de trabalho, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, uma oportunidade de mudar seu destino: ela acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). Não demora muito para que a notícia se espalhe pela Rússia e logo o seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de Ivan entram em cena, desaprovando totalmente o casamento. A história que ambos construíram é ameaçada e os dois decidem em comum acordo por findar o casamento. Mas será que para sempre?


02 - Conclave

Conclave, dirigido por Edward Berger (“Nada de Novo no Front”), com um elenco estelar com Ralph Fiennes, Stanley Tucci, Isabella Rossellini e John Lithgow, traz à vida a intensa mistura de mistério, ritual, tradição e, principalmente, a política do processo de seleção papal.

O filme é baseado no livro de 2016 do romancista britânico Robert Harris, que se descreve como uma história sobre o “poder de Deus e a ambição dos homens”, e imagina como poderia ser o próximo conclave. Central para a trama é a tensão entre as figuras mais importantes da Igreja Católica Romana entre as demandas de sua fé e o desejo pelo alto cargo.

O filme retrata as discussões em voz baixa nos corredores do Vaticano e as sutis articulações políticas nos bastidores de um processo em que qualquer um visto fazendo campanha para o cargo provavelmente será descartado.


Menções Honrosas

Antes de fechar a lista com o melhor filme de 2024, citarei algumas filmes que quase entraram. Entre eles estão o frenético Furiosa, o último filme de Clint Eastwood, Jurado Nº 2, o drama Sing Sing e a ação da Netflix, Rebel Ridge.


01 - Duna: Parte 2

E quem leva o ouro é a segunda parte épica da adaptação de Denis Villeneuve, baseado no livro de mesmo nome escrito por Frank Herbert, Duna: Parte 2 chega para expandir ainda mais o universo, o filme mergulha nas lutas políticas e religiosas do planeta Arrakis, enquanto Paul Atreides (Timothée Chalamet) assume seu destino como líder de uma revolução que pode mudar o destino do universo conhecido. Com uma cinematografia de tirar o fôlego, cenas de ação grandiosas e performances magistrais, este filme foi a maior experiência cinematográfica que tive em 2024.


Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page