top of page

O PlayStation removeu oficialmente o Japan Studio de sua lista de estúdios

O site do PlayStation tem uma página que lista cada um dos estúdios da Sony, incluindo nomes como Insomniac Games, Naughty Dog e Guerrilla.


No mês passado a página incluia o Japan Studio na lista, referindo-se a ele como "o talento de longa data por trás de alguns dos títulos mais originais do PlayStation". Como a página está agora, no entanto, Japan Studio não está mais presente. Em seu lugar está Team Asobi, o estúdio por trás do jogo que vem pré-instalado em todos os PS5, Astro’s Playroom.



A Sony reorganizou o Japan Studio em “uma nova organização” no dia 1º de abril, e a grande maioria de sua equipe de desenvolvimento foi demitida O desenvolvedor icônico por trás do Ape Escape, Gravity Rush e Knack viu a grande maioria de sua equipe de desenvolvimento sair depois que seus contratos anuais não foram renovados antes do próximo ano comercial da empresa, começando em 1º de abril.


Alguns funcionários do Japan Studio se juntaram ao Team Asobi, enquanto outros seguiram o diretor de Silent Hill e Gravity Rush, Keiichiro Toyama, que deixou o Japan Studio no ano passado para seu novo estúdio Bokeh.



A Bloomberg afirmou ano passado que a Sony Japan Studio simplesmente não era lucrativa o suficiente nos últimos anos, a desenvolvedora queria criar jogos que atraíssem o mercado japonês primeiro com a esperança de ter apelo global, enquanto a divisão de jogos do PlayStation quer o tipo de sucesso global que seus outros estúdios primários produzem.


Um artigo da Bloomberg de novembro do ano passado, dizia que a Sony Japão havia sido "marginalizada" e suas equipes de desenvolvimento foram cortadas. O chefe do PlayStation, Jim Ryan, minimizou essa narrativa várias vezes; em dezembro, ele afirmou que o Japão continuava a ser um mercado extremamente importante para a Sony Interactive Entertainment.



Mais tarde, a Famitsu publicou uma entrevista com Ryan na qual ele disse que considerava todos os estúdios da SIE importantes e que continuava a apoiar o desenvolvimento de jogos japoneses para PS5.


O Japan Studio foi fundado em 1993 e criou icônicos PlayStation IP como Ape Escape, Patapon e Gravity Rush, além de auxiliar outros desenvolvedores como FromSoftware, Bluepoint e Q-Games. O Japan Studio era o estúdio primário mais antigo da Sony Interactive Entertainment, com foco na introdução de novos estilos de jogo.



A desenvolvedora era conhecida por jogos como Knack, LocoRoco e Ape Escape, bem como por suas colaborações em jogos como Bloodborne, The Last Guardian e Everybody’s Golf. Mais recentemente, trabalhou em Demon’s Souls do PS5 com o estúdio americano Bluepoint.



Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Twitter: @realcanalbang

Instagram: @canalbangoriginal

0 comentário

Comments


bottom of page