top of page

Morre James Caan | O Ator indicado ao Oscar de O Poderoso Chefão tinha 82 anos


James Caan, que foi indicado ao Oscar como o mafioso Sonny Corleone em O Poderoso Chefão e um Emmy por interpretar o running back da NFL Brian Piccolo em Glória e Derrota, entre uma série de grandes papéis no cinema e na TV, incluindo Um Duende em Nova York e Las Vegas, morreu na noite de quarta-feira. Ele tinha 82 anos. Sua família confirmou a notícia na página do Twitter de Caan.


“É com grande tristeza que informamos o falecimento de Jimmy na noite de 6 de julho”, diz o tweet . “A família agradece a manifestação de amor e sinceras condolências e pede que continuem a respeitar a privacidade deles durante este período difícil”.


“Jimmy foi um dos maiores”, disse seu representante Matt DelPiano hoje. “Ele não era apenas um dos melhores atores que nosso negócio já viu, ele era engraçado, leal, carinhoso e amado. Nosso relacionamento sempre foi amizade antes de negócios. Sentirei muito a sua falta e tenho orgulho de ter trabalhado com ele todos esses anos. Meus pensamentos e orações estão com toda a sua família durante este período difícil”.


Depois de uma década no negócio, Caan alcançou a fama no início dos anos 1970 com papéis icônicos consecutivos. Ele ganhou uma indicação ao Emmy como o jogador do Chicago Bears, da vida real, Brian Piccolo em Glória e Derrota, da ABC, ao lado de Billy Dee Williams como o companheiro corredor dos Bears, Gale Sayers. Foi o filme de TV mais assistido de todos os tempos e ganhou cinco Emmys, incluindo Melhor Programa Único – Drama ou Comédia.



Em uma entrevista de 2011 com a Television Academy Foundation, o roteirista de Glória e Derrota, vencedor do Emmy, William Blinn disse: “Jimmy é Jimmy. Ele sempre teve uma arrogância, uma confiança. Muito competitivo. Irritado, no melhor sentido da palavra. Mas ele é um cara com todas as vantagens e desvantagens que você pode ter.”


Caan seguiu esse sucesso com seu papel mais conhecido: o impetuoso e turbulento Sonny Corleone, filho mais velho de Don Corleone Marlon Brando, em O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola. O filme baseado no best-seller de Mario Puzo ganhou o Oscar de Melhor Filme e é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos.



A morte de Caan na tela em meio a uma saraivada de balas também é considerada uma das melhores do cinema.

Mais tarde, ele reprisaria o personagem Sonny para uma série de videogames baseados em O Poderoso Chefão em meados dos anos 2000.



Esses papéis enviaram Caan para a estratosfera de Hollywood, e ele seguiu com estrelas em filmes como Slither, Freebie and the Bean, Funny Lady, Rollerball, A Bridge Too Far, Chapter Two, Hide in Plain Sight, Misery, Honeymoon in Vegas, Mickey Blue Eyes, Um Duende em Nova York e muitos mais. Ele também apareceu em Silent Movie de Mel Brooks e Dick Tracy de Warren Beatty.


Caan estava em vários projetos em produção no momento de sua morte, incluindo o thriller Fast Charlie, dirigido por Philip Noyce; A Redenção de Tom Burruss e Acre Beyond the Rye de André Gordon.


Nascido em 26 de março de 1940 no Bronx, Caan começou a atuar como convidado em séries de TV populares da década de 1960 como Route 66, The Untouchables, Dr. Kildare, Ben Casey, Wagon, Death Valley Days e Get Smart! Em meio a todo o seu sucesso na tela grande, ele retornou à TV com frequência durante seus 60 anos de carreira. Ele encabeçou o drama da NBC de 2003-08 Las Vegas, interpretando um ex-agente da CIA que administra a segurança de um resort de cassino glamouroso. Josh Duhamel e Nikki Cox também estrelaram.



Mais recentemente, Caan retornou como um chefe da máfia de Chicago no drama criminal de 2012-13 de Starz, Magic City, ao lado de Jeffrey Dean Morgan. Ele seguiu com o seriado da ABC Back in the Game, estrelando como Terry “The Cannon” Gannon”, um ex-jogador de beisebol da Big League encharcado de cerveja cuja filha Maggie Lawson e Neto, Griffin Gluck vão morar com ele depois seu divórcio. Durou 13 episódios.


Ele também apareceu ao lado de seu filho, Scott Caan, no reboot de Hawaii Five-O da CBS e dublou um personagem em Family Guy.


Entre os papéis mais populares do século 21 de Caan estava em Um Duende em Nova York, o filme de Natal de 2003 estrelado por Will Ferrell como Buddy, um órfão que é criado por elfos no Pólo Norte e experimenta choque cultural - e romance - quando se aventura em Nova York para encontrar seu pais biológicos. Caan interpretou Walter Hobbs, o pai que Buddy nunca conheceu e que trabalhava em uma editora de livros infantis em Manhattan. Segue-se uma história de amor familiar e redenção, depois de muitos episódios cômicos, muitas vezes inusitados. Zooey Deschanel e Bob Newhart co-estrelaram de forma memorável.


Caan teve outro papel no cinema na adaptação de 1990 de Stephen King, Louca Obsessão. Ele estrelou ao lado de Kathy Bates, que ganhou o Oscar de Melhor Atriz por seu papel como uma leitora fanática dos romances de Paul Sheldon, de Caan. Depois que ele bate seu carro durante uma nevasca, quebrando as pernas e ferindo o ombro, Sheldon acorda e se encontra sob os cuidados de Annie, sua fã número 1. Mas quando ela descobre que o personagem principal dos livros de Sheldon, Misery Chastain, morre em seu último romance, Annie fica furiosa. A cena em que ela aleija o autor acamado usando uma marreta em seus tornozelos continua sendo um clássico estremecedor. "Confie em mim", diz ela antes de fazer a ação. “É para o melhor.”



É com grande tristeza que informamos o falecimento de Jimmy na noite de 6 de julho. A família agradece a manifestação de amor e sinceras condolências e pede que continuem a respeitar a privacidade deles durante este período difícil. Fim do tweet — James Caan (@James_Caan) 7 de julho de 2022

Fonte: Deadline


Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Twitter: @realcanalbang

Instagram: @canalbangoriginal

Yorumlar


bottom of page