A Microsoft se comprometeu hoje com uma série de Princípios da Open App Store destinados em parte a acalmar as preocupações sobre o papel crescente da empresa e aliviar as preocupações regulatórias sobre a aquisição pendente da Activision Blizzard.
A empresa disse que as políticas se aplicam à Microsoft Store no Windows e "aos mercados de próxima geração que criaremos para jogos".

Uma seleção das políticas também será aplicada ao ecossistema do Xbox, embora a Microsoft tenha feito uma distinção entre plataformas que "se tornaram essenciais para nosso trabalho diário e vida pessoal", como smartphones e computadores e plataformas dependentes de um ecossistema fechado para obter lucro porque o hardware é vendido com prejuízo, como acontece com os consoles.
Juntamente com os princípios, a Microsoft se comprometeu a disponibilizar Call of Duty e outros títulos da editora no PlayStation, mesmo além de seus acordos existentes. Além disso, expressou o desejo de "tomar medidas semelhantes para apoiar a plataforma de sucesso da Nintendo".
"Em última análise, acreditamos que essa abordagem baseada em princípios promoverá um mercado de aplicativos mais aberto e atenderá melhor nossos usuários e criadores", disse o presidente e vice-presidente do conselho da Microsoft, Brad Smith, ao anunciar os princípios. "E, por sua vez, eles nos ajudarão a construir um negócio de jogos maior e melhor.
“Sabemos que provavelmente precisaremos continuar adaptando esses tipos de princípios à medida que avançamos. Estamos dedicados à mudança constante que um mundo exigente não apenas exige, mas merece. Em nossa opinião, tudo isso faz parte do futuro. E nós a abraçamos."
A lista completa de princípios segue abaixo. Os primeiros sete serão implementados nos consoles Xbox, bem como na Microsoft Store para PCs.
Qualidade, segurança, proteção e privacidade
1. Permitiremos que todos os desenvolvedores acessem nossa loja de aplicativos desde que atendam a padrões razoáveis e transparentes de qualidade e segurança.
2. Continuaremos a proteger os consumidores e jogadores que usam nossa loja de aplicativos, garantindo que os desenvolvedores atendam aos nossos padrões de segurança.
3. Continuaremos a respeitar a privacidade dos consumidores em nossas lojas de aplicativos, dando a eles controles para gerenciar seus dados e como eles são usados.
Responsabilidade
4. Mantemos nossos próprios aplicativos com os mesmos padrões que mantemos aplicativos concorrentes.
5. Não usaremos informações ou dados não públicos de nossa loja de aplicativos para competir com aplicativos de desenvolvedores.
Justiça e Transparência
6. Trataremos os aplicativos da mesma forma em nossa loja de aplicativos, sem preferência ou classificação irracional de nossos aplicativos ou aplicativos de nossos parceiros de negócios em relação a outros.
7. Seremos transparentes sobre as regras de promoção e marketing em nossa loja de aplicativos e as aplicaremos de forma consistente e objetiva.
Escolha do desenvolvedor
8. Não exigiremos que desenvolvedores em nossa loja de aplicativos usem nosso sistema de pagamento para processar pagamentos no aplicativo.
9. Não exigiremos que os desenvolvedores em nossa loja de aplicativos forneçam termos mais favoráveis em nossa loja de aplicativos do que em outras lojas de aplicativos.
10. Não prejudicaremos os desenvolvedores se eles optarem por usar um sistema de processamento de pagamentos diferente do nosso ou se oferecerem termos e condições diferentes em outras lojas de aplicativos.
11. Não impediremos que os desenvolvedores se comuniquem diretamente com seus clientes por meio de seus aplicativos para fins comerciais legítimos, como termos de preços e ofertas de produtos ou serviços.
Além desses princípios, a Microsoft também assumiu os seguintes compromissos específicos.
• Continuaremos a permitir que os desenvolvedores escolham se desejam entregar seus aplicativos para Windows por meio de nossa loja de aplicativos, da loja de outra pessoa ou "sideload" diretamente da Internet.
• Continuaremos a fornecer aos desenvolvedores acesso oportuno a informações sobre as interfaces de interoperabilidade para Windows que nossos próprios aplicativos usam.
• Permitiremos que os usuários do Windows usem lojas de aplicativos alternativas e aplicativos de terceiros, inclusive alterando as configurações padrão nas categorias apropriadas.
Fonte: Games Industry

Comments