Sob a "mudança estratégica" de David Zaslov, os serviços de streaming oferecidos aos assinantes estão mudando de várias maneiras.
As notícias sobre a recém-anunciada fusão HBO Max e Discovery + estão produzindo vários redirecionamentos estratégicos, de cancelamentos a plataformas suportadas por anúncios, deixando os clientes se perguntando onde estão nesse limbo do streaming.
De acordo com o Decider, o streaming HBO Max notoriamente amigável ao cinema está fazendo algumas grandes mudanças em relação a quais filmes serão lançados e quando. Após a divulgação dos resultados do segundo trimestre em 4 de agosto, o CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, confirmou a mudança da empresa da era do "Projeto Pipoca" para "caso a caso" ao determinar quais filmes estarão disponíveis para os assinantes.
Após o aumento lucrativo nos assinantes do HBO Max que eles chamaram internamente de “Projeto Pipoca”, Zaslav está mais uma vez balançando seu machado metafórico para cortar o acesso dos assinantes aos filmes, tudo em nome de sua “mudança estratégica”. Este projeto foi um conceito do ex-CEO da Warner Media Jason Kilar que viu toda a lista de filmes da Warner Bros. 2021 inundando o serviço de streaming simultaneamente, além de assinantes desfrutando de filmes após apenas uma janela de cinema de 45 dias em 2022.
Após o lançamento atrasado da HBO Max em 2020, os métodos de Kilar se mostraram lucrativos, impulsionando o serviço assinantes globais para 73,8 milhões até o final de 2021, com 11 milhões ingressando somente naquele ano. Na chamada do segundo trimestre de 4 de agosto, a recém-fundida Warner Bros. Discovery (que oferece HBO Max e Discovery +) ostentava 92,1 milhões de assinantes, sem nenhuma palavra sobre quantos HBO Max ganhou sozinho desde 2021.
Sob o Projeto Pipoca, os fãs tiveram acesso a sucessos de bilheteria como The Batman, estrelado por Robert Pattinson, e Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore apenas 45 dias após seu lançamento nos cinemas.
Com uma assinatura do HBO Max, os originais do HBO Max, incluindo a agora infame Batgirl, foram prometidos a seus assinantes sob pagamentos. Sem perder tempo, vários originais exclusivos do HBO Max desapareceram silenciosamente do serviço de streaming, não mais disponíveis para assinantes pela taxa mensal, mas estão disponíveis por um custo adicional para compra ou aluguel. Sob esse novo regime, o sucesso de bilheteria de mais de US$ 200 milhões de Baz Luhrmann, Elvis não estará mais agraciando o HBO Max na próxima semana, como pretendido anteriormente, embora uma fonte do WBD garanta que o filme acabará chegando ao streaming – apenas não há informações sobre quando.
Na chamada do segundo trimestre, Zaslav afirmou:
"Essa ideia de filmes caros indo direto para streaming, não conseguimos encontrar um argumento econômico para isso. […] Estamos fazendo uma mudança estratégica. Como parte disso, estivemos na cidade falando sobre nosso compromisso à exibição teatral e à janela teatral. Vários filmes serão lançados com janelas mais curtas."
Após a pandemia, o cinema viu um enorme pivô no que diz respeito aos consumidores e sua interação com os lançamentos teatrais, e a indústria vem dando vários passos para restaurar o punho de ferro de Hollywood. Enquanto alguns diretores fazem esforços intencionais para que seus filmes sejam espetáculos na tela através do uso de IMAX e nostalgia cinematográfica, outros levam seus negócios para outro lugar e exigem uma janela de lançamento nos cinemas de 100 dias ou nenhum dado.
Considerando a malícia direta deste último em relação ao HBO Max, no qual o diretor Christopher Nolan, em sua infinita riqueza e sabedoria, os declarou o "pior serviço de streaming", parece que essas palavras foram levadas a sério. Para os assinantes, isso significa mais grandes mudanças por vir.
Embora o principal apelo da HBO Max tenha sido a rápida reviravolta para grandes sucessos de bilheteria e originais da HBO, como An American Pickle com Seth Rogen, parece que o serviço será reduzido em ambos. Na chamada de ganhos, Zaslav não revelou se originais como a releitura da New Line de House Party de 1990, estrelado por Jacob Latimore (que também foi discretamente removido de seu cronograma de lançamento) seriam algo que o serviço continua produzindo.
Da mesma forma, o futuro de marcas como Studio Ghibli, TCM, Criterion e Crunchyroll também está no ar, já que a apresentação do CEO não os mencionou sob seu guarda-chuva do streaming.
Fonte: Collider
Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!
Twitter: @realcanalbang
Instagram: @canalbangoriginal
Facebook: http://facebook.com/canalbangoriginal
Comments