top of page

Feriado Sangrento | Crítica com spoiler

Sob a direção hábil de Eli Roth, conhecido por suas incursões no terror, o diretor emerge uma nova visão sombria de suspense.



Feriado Sangrento é um filme norte-americano de terror dirigido por Eli Roth e baseado em um trailer do diretor exibido durante o filme Grindhouse (2007), de Quentin Tarantino. A trama se passa em uma cidade dos Estados Unidos onde surgiu o feriado de Ação de Graças. Após uma confusão durante a Black Friday terminar em tragédia, a população passa a ser aterrorizada por um serial killer misterioso. Com vítimas aleatórias e sem qualquer tipo de conexão aparente, o assassino parece não ter um plano - mas não demora até que os moradores descubram que, na verdade, tudo faz parte de uma trama macabra.



Feriado Sangrento é o nascimento de uma franquia que ainda vai dar o que falar, com mortes criativas e um plot que consegue prender quem está assistindo, esse filme pode com certeza entrar na lista de um dos melhores filmes slasher de 2023.


A cena de abertura é boa mas os “mocinhos” que deveríamos torcer a favor são sem graça e sem carisma, no final quem está assistindo prefere que o “vilão” acabe matando todo mundo.


Nas sombras da noite, envolto por uma máscara sinistra e brandindo um machado letal, John Carver emerge como uma figura temível, autoproclamado pai do Dia de Ação de Graças. Desafiando as autoridades tudo e todos, ele inicia uma perigosa caçada aos supostos responsáveis pelas mortes durante a liquidação mostrada nos primeiros minutos do filme.



Enquanto a polícia local se empenha em desvendar o mistério por trás de Carver, o assassino deixa um rastro macabro de vítimas, cada uma encontrando um destino mais absurdo do que a anterior e de certa forma sendo “divulgado” em uma rede social, como um aviso para as próximas vitimas. Sem piedade ou compaixão, o machado afiado de Carver se torna a ferramenta de um verdadeiro banho de sangue, mergulhando a comunidade em um estado de terror inimaginável.



A impressão que dar, é que são dois filmes em um só. Do começo para o meio do filme, é tudo muito clichê, com mortes rápidas e atitudes bestas vindo da maioria dos personagens. A sensação que passa é que a maioria dos “esquisitões” tem um motivo pra ser o verdadeiro assassino e tudo parece previsível até demais. Construção e duração de cena deixa a desejar por todo o filme mas ainda assim consegue prender a atenção de quem está assistindo.


Mas como foi citado acima, é como se fosse dois filmes em um só. Todos os problemas do começo do filmes parecem ter sumido da metade para o final. As mortes não são tão rápidas assim e ainda rola uma perseguição que deixa o espectador aflito com o que pode acontecer a seguir, e claro que a cada momento deixa uma pulga atrás da orelha “Afinal, quem é o assasino?”, uma coisa que parecia tão na cara durante o começo do filme de repente perde o sentido e agora qualquer um pode estar por trás das mortes.



Explorando os mesmos padrões presentes em clássicos como Pânico, Sexta-Feira 13, Halloween, Terrifier e Jogos Mortais, Feriado Sangrento leva a violência ao extremo em cenas que, por vezes, fazem o espectador hesitar em manter os olhos abertos. Um exemplo evidente dessa brutalidade é uma das cenas mais chocantes do filme, na qual uma das vítimas é grelhada em um forno, simulando o prato típico desse feriado, em seguida apresentada à mesa para que todos os presentes experimentem o "prato principal". Sem dúvida, um dos momentos mais marcantes e inquietantes da filme, capaz de causar reviravoltas no estômago. Mas apesar de todo esse gore, algumas cenas ainda conseguem ser cômicas.



O final do filme foi o melhor, foi uma boa construção desde o começo quando tudo parecia previsível e clichê, até a metade onde o filme é levado para um ar totalmente diferente. Então, tudo faz sentido. A resposta estava óbvia o tempo inteiro mas com tanta suspeita em cima de outros personagens seria impossível ligar os pontos até chegar no homem atrás da máscara de John Carver, a revelação chega nos momentos finais quando quem está assistindo acredita que o filme acabou e agora cada “mocinho” vai pra sua casa lidar com seus próprios traumas. É chocante!!



Por fim, é um filme divertido e na medida certa. Merece uma segunda chance depois dos primeiros minutos, realmente vale a pena.



Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!





0 comentário

Comments


bottom of page