Pantera Negra eternizou a frase dita em inglês "Wakanda Forever" (Wakanda Para Sempre), que pode significar tanto um cumprimento quanto um grito de guerra — que foi vista na cena épica da batalha em Wakanda no filme Vingadores: Guerra Infinita e em Vingadores: Ultimato. Além disso, escutamos T'Challa (o atual rei de Wakanda e Pantera Negra), interpretado pelo infelizmente falecido Chadwick Boseman, gritar na língua "wankanense" antes da frase eternizada: "Yibambe!". E foi aí que provavelmente muitos pensaram "o que isso significa?". Então calma, pequeno gafanhoto, o Canal Bang vai trazer um pouco de informação sobre a língua usada em Wakanda.
Primeiro de tudo: qual a língua de Wakanda?
Diversas referências de nações e culturas africanas compõem o visual de Wakanda. Segundo a Wikipedia de Wakanda em inglês, o país fictício no filme fala "Wakandan" (Wakandano), o "Wakandan Xhosa", o Hauçá.e Inglês. Já nos quadrinhos, as línguas são: Wakandano, Iorubá (idioma da família linguística nígero-congolesa falado secularmente pelos iorubás) e Hauçá.
Mas nem todos os espectadores do filme perceberam que os idiomas falados no país são inteiramente reais, todos usados na África do Sul, e com algumas derivações de outros idiomas usados também no país do mundo real.
A língua oficial predominante de Wakanda usada no filme é a Xhosa, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul, vindo a ser denominada na página da Wikipedia de Wakanda em inglês, como já citado, como "Wakandan Xhosa". Todas as 11 línguas da África do Sul são:
Africâner
Inglês
Ndebele
SeSotho do Norte
SeSotho do sul
Suázi/Suazi
XiTsonga/ChiTsonga/ShiTsonga
seTswana
Venda
Xhosa
Zulu (a mais falada no país)
O xhosa é a língua natal de 8,2 milhões de pessoas, e é tida como a segunda língua por 11 milhões — a maior parte delas mora no sudeste da África do Sul, mas você pode ver um mapa de distribuição geográfica mais detalhado clicando aqui. Embora ele possa ser escrito com o alfabeto latino, suas semelhanças com o português param por aí.
Já outra língua utilizada por outras das tribos que compõem Wakanda é a Hauçá (em inglês: Hausa), falada pelos hauçás no mundo real (povo do Saelafricano ocidental que se encontra principalmente no norte da Nigéria e no sudeste do Níger). Ela é uma das principais línguas africanas e a língua chádica (família de línguas faladas ao longo do norte da Nigéria, Níger, Chade, República Centro-africana e Camarões) com o maior número de falantes.
Quantas tribos existem em Wakanda e suas inspirações?
Como visto nos filmes, Wakanda é dividida em 6 tribos, das quais uma delas torna-se a tribo aristocrata governante, e de tempos em tempos isso pode mudar através de um processo onde o líder de uma tribo desafia o líder da atual governante para um duelo. Esse rito é bem comum em tribos africanas.
As tribos de Wakanda são:
Tribo do Rio (baseada nas tribos Surma e Mursi da Etiópia)
Tribo da Fronteira (baseada no povo Lesotho que vive na África Austral)
Tribo dos Mineradores (claramente inspirada na cultura da tribo Himba do norte da Namíbia)
Tribo das Montanhas (inspirada na tribo Zulu)
Tribo Mercante (também baseados na povo Lesotho)
Tribo da Pantera (inspirada numa combinação entre a tribo Zulu e a comunidade Massai)
Cultos de Wakanda
Os quadrinhos de Pantera Negra são riquíssimos em cultura. Wakanda contém uma série de cultos religiosos dedicados às divindades de origem africana. Algumas dessas divindades são heliopolitanas (nome que os gregos antigos davam à cidade egípcia de Iunu), que deixaram o Egito Antigo na época dos faraós.
Basicamente são 5 divindades (no mundo real e quadrinhos), mas adaptadas para 4 divindades no cinema; e divididas em 4 cultos:
Culto da Pantera: Bast, a deusa pantera é baseada em Bastet, a deusa egípcia representada como uma gata negra, e é a divindade principal em Wakanda. Depois que o meteoro de vibranium caiu, vários wakandanos foram dolorosamente transformados em "espíritos demoníacos" e começaram a atacar seus companheiros wakandanos. O ancestral de T'Challa, Bashenga, tornou-se o primeiro Pantera Negra e fechou o Monte de Vibranium para estrangeiros, formando uma ordem religiosa que guardava o monte e lutou para impedir que os "espíritos demoníacos" se espalhassem por todo o reino. Pantera Negra é um título cerimonial e religioso dado ao chefe da Tribo Pantera. Como parte das cerimônias do culto, um Pantera Negra escolhido tem direito ao uso de uma erva em forma de coração que lhe fornecerá uma ampliação em sua capacidades físicas (algo similar ao Soro do Super-Soldado do Capitão América).
Culto do Gorila Branco: Ghekre, baseado na divindade Baúle, e Ngi, baseado na dividade Iaundé, são cultuados pela tribo Jabari (mais conhecida como Tribo da Montanha). Wakanda evoluiu de uma sociedade guerreira caçadora e era tradicionalmente governada pelo seu maior guerreiro. O dominante Culto da Pantera Negra sucedeu o culto rival do Gorila Branco em Wakanda. M'Baku (Homem-Gorila), da tribo Jabari, é um dos maiores guerreiros de Wakanda, perdendo apenas para T'Challa. No filme, o Culto é conhecido apenas pelo nome da tribo, Jabari, e reverencia o deus macaco hindu, Hanuman.
Culto do Leão: Sacmis, a deusa Leão, baseada numa divindade de mesmo nome, que poderia possuir a forma de qualquer adorador humano ou os corpos daqueles santificados e sacrificados por seus adoradores, transformando-os em avatares humanos de si mesma. Pouco se sabe sobre a história da deusa Leão. Ela aparentemente perdeu muitos adoradores ao longo dos anos para o Culto da deusa Pantera. No filme Capitão América: Guerra Civil, T'Challa explica: "Na minha cultura, a morte não é o fim. É mais um ponto de partida. Você se aproxima com ambas as mãos, e Bast e Sekhmet o conduzem aos campos verdes onde você pode correr para sempre". Sekhmet é outro nome que pode ser usado para Sacmis.
Culto do Crocodilo: Sobeque, o deus Crocodilo, baseado na divindade de mesmo nome, é um deus wakandano antigo e esquecido. Porém, talvez ele seja algum tipo de inspiração subliminar para Killmonger que o filme possa ter passado, mesmo sem a intenção.
O significado das cicatrizes de Killmonger
Killmonger possui cicatrizes que ficaram esteticamente muito impactantes no cinema. Elas são baseadas no rito de passagem para a idade adulta executada pelos homens da tribo Kaningara em Papua Nova Guiné (que fica na Oceania), os chamados Homens Crocodilo, que são dadas para cada animal que aquele caçador conseguir matar durante o rito e no decorrer de sua vida. No filme, elas serviram de inspiração para mostrar quantos homens Killmonger, vivido por Michael B. Jordan, já matou em sua vida.
Como Erik Killmonger era um "wankanense" esquecido no filme, talvez suas cicatrizes e no que elas se baseiam para a tribo Kaningara sejam uma referência à divindade Sobeque, do Culto do Crocodilo, a divindade esquecida por Wakanda, assim como Erik foi esquecido por seu país. Mas isso é apenas um suposição, nada disso é confirmado por roteiristas dos quadrinhos ou do filme.
Além disso, em uma cena, Erik Killmonger usa uma máscara ao estilo similar de várias tribos africanas. Mas a inspiração maior é a máscara masculina e agressiva do povo Igbo da Nigéria, são máscaras conhecidas como Mgbedike. Segue imagem comparando a uma máscara real e a usada no filme:
Espero que tenha conseguido fornecer a todos um pouco de cultura e informação sobre o universo de Pantera Negra. Mas para finalizar este texto, deixamos vocês com este vídeo incrível e uma última informação:
Essa sequência ainda me deixa arrepiado:
"T'Challa: Yibambe!
Guerreiros: Yibambe!
T'Challa: Yibambe!
Guerreiros: Yibambe!
T'Challa: Yibambe!
Guerreiros: Yibambe!
T'Challa: Yibambe!
Guerreiros: Yibambe!
T'Challa: Vuula! WAKANDA FOREVER!"
Yibambe, gritado por T'Challa e seus guerreiros, é uma palavra, segundo o site Variety, em Xhosa, que significa "manter-se firme", ou, a depender do contexto, "permanecer em formação".
Um Wakanda Forever — sim, eu gritei isso aqui agora — a todos que sentirão falta de Chadwick Boseman. Caso queira ver a homenagem prestada no Instagram a Boseman, feita por este que vos escreve, clique aqui.
Fonte: Página da Wikipedia em inglês do filme Pantera Negra, Superinteressante, Heróis da TV, Mundo Negro, Portal Geledés e Variety.
Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!
Twitter: @realcanalbang
Instagram: @canalbangoriginal
Facebook: http://facebook.com/canalbangoriginal
PodCast: http://canalbang.podomatic.com
Nas histórias escritas pelo Ta-Nehisi Coates, o Panteão de Wakanda recebe o nome de The Orisha (talvez pela influência iorubá), composto por Bast, Tot, Ptah (egípicios), Kokou (um orixá de Benin) e Mujaji. Nos filmes, ao que tudo indica, Bast e Sekhmet não são adversárias.