Com direção de Kelsey Mann e roteiro de Dave Holstein e Meg LeFauve, Divertida Mente 2 vem como uma continuação do longa da Disney Pixar, Divertida Mente, de 2015, mas dessa vez com um salto temporal.
Uma das animações mais aguardadas para este ano finalmente estreou nos cinemas do Brasil: Divertida Mente 2, reunindo novamente o grupo de emoções já conhecido por todos, Alegria (Miá Mello), Tristeza (Katiuscia Canoro), Raiva (Leo Jaime), Medo (Otaviano Costa) e Nojinho (Dani Calabresa). Os novos personagens a integrar o elenco principal da sequência da Pixar são Ansiedade (Tatá Werneck), Inveja (Gaby Milani), Tédio (Eli Ferreira) e Vergonha (Fernando Mendonça). Além disso, também nos é apresentado a Nostalgia (Sylvia Salustti), que faz algumas aparições durante o filme.
Sinopse: Com um salto temporal, Riley (Isabella Guarnieri) agora se encontra mais velha, com 13 anos de idade, passando pela tão temida pré-adolescência. Junto com o amadurecimento, a sala de controle mental da jovem também está passando por uma demolição para dar lugar a algo totalmente inesperado: novas emoções.
Apesar de haver uma diferença de 9 anos entre o lançamento do primeiro e do segundo filme, na trama passaram-se apenas 2 anos. Na sequência, podemos ver como a personagem Riley amadureceu e aprendeu a lidar com as mudanças em sua vida e, do mesmo modo, suas emoções - assim como o próprio enredo do filme - também amadureceram. No entanto, com a chegada da adolescência, Riley agora tem novos desejos e sonhos, além de novas emoções, que provocam nela um turbilhão de sentimentos e convicções que as antigas emoções não estavam preparadas para lidar, mesmo tendo amadurecido.
No primeiro filme da franquia, a Pixar abordou de maneira sutil, através de uma animação afetuosa, uma temática interessante sobre nossa relação com nossas emoções "base", o que proporcionou uma experiência sentimental, e até psicológica, para muitos espectadores, algo que é comum de se ver em muitas animações da Pixar: reflexão disfarçada de entretenimento. Neste segundo filme, a temática fica ainda mais delicada por apresentar emoções mais complexas e mais vistas atualmente, como a Ansiedade, e trazer conflitos mais emocionantes entre as personagens, que ganham mais camadas ao decorrer do filme.
Alegria, que sempre esteve acostumada a estar no comando, se depara com as dificuldades de interagir com a Ansiedade - que começa a tomar o controle de Riley - e começa a perceber como é difícil, até para ela, estar feliz o tempo todo, e isso traz uma grande mensagem do que o longa quer passar para o público. Divertida Mente 2 é livre para todos os públicos, mas assim como muitos outros filmes do estúdio, a mensagem que ele deixa é muito mais profunda e vai muito além do que uma simples animação infantil.
Além disso, o filme traz muitas referências na dublagem, o que o torna mais leve e engraçado de assistir, justamente pelo uso de gírias e expressões familiares às novas gerações, além dos diferentes recursos gráficos que mesclam outros tipos de animação, como gráficos de PlayStation e animações 2D, fazendo referência a outro desenho bem conhecido.
Vale lembrar que Divertida Mente 2 se tornou a maior estreia doméstica e global do ano. Internacionalmente, a nova animação tornou-se a 2ª maior arrecadação de bilheteria de 2024 nos EUA, e acrescenta US$ 46 milhões, totalizando uma arrecadação global de US$ 380 milhões. Por fim, o longa conseguiu trazer de maneira emocionante, mais uma vez, a questão "quem somos", e como as mudanças podem moldar nossas convicções, fazendo deste um filme autêntico em meio a tantos com a mesma temática.
Divertida Mente 2 se encontra em cartaz em todos os cinemas da rede Cinesystem.
Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!
Twitter: @realcanalbang
Instagram: @canalbangoriginal
Facebook: http://facebook.com/canalbangoriginal
Commentaires