O documentário conta a história real de uma das tragédias menos compreendidas do século passado.
A HBO Documentary Films apresenta o documentário Chernobyl: The Lost Tapes, que chegará à HBO e HBOMax no final deste mês.
Dirigido pelo diretor britânico vencedor do Emmy James Jones, que também atuou como produtor, o documentário revela imagens de arquivo recém-descobertas de trinta e seis anos atrás, quando um reator nuclear na Usina Nuclear de Chernobyl explodiu e, assim, originou o que viria a ser conhecido como o pior acidente nuclear da história.
Acompanhado de entrevistas em áudio com aqueles que testemunharam, as imagens de arquivo retratam a gravidade e as consequências horríveis do desastre angustiante, além de detalhar até que ponto o governo soviético tentou minimizar e até esconder a realidade do incidente do resto da população, o mundo e seu próprio povo, incluindo os soldados que foram enviados para ajudar na "limpeza".
Este mergulho profundo no desastre de 1986 documenta de forma pungente e poderosa a história do desastre e seu efeito cascata. A filmagem imersiva e às vezes gráfica foi filmada no local do evento durante as horas, dias, semanas e meses que se seguiram ao desastre, revelando suas consequências perturbadoras.
Jones depois de se interessar pelo evento, desenterrou uma abundância de imagens de várias fontes diferentes. Um grupo muito grande de pessoas, desde soldados a mineiros, foram enviados para ajudar a conter a radiação em detrimento de sua saúde, enquanto o governo soviético persistia em não ser aberto sobre a gravidade do incidente.
O documentário mostra trechos de filmes de propaganda que tentaram disseminar um sentimento de orgulho pelo programa nuclear da URSS sem abordar nenhuma de suas falhas.
As consequências do desastre de Chernobyl alteraram a vida de milhões. Segundo estimativas, mais de 200.000 pessoas perderam a vida como resultado direto ou indireto do acidente, embora, como a minissérie da HBO também abordou, a contagem oficial soviética é de apenas 31. A maneira como o acidente foi tratado pelos governantes fez com que a desconfiança nas autoridades se espalhasse entre o povo e acabou contribuindo para a queda da URSS.
As entrevistas apresentadas no documentário incluem Ihor Hodosov, um mineiro, Ihor Pismenskiy, piloto de helicóptero, Oleksandr Sirota, um estudante de dez anos; Lyudmila Ignatenko, cujo marido foi o socorrista, Nikolai Tarakanov, general russo, Oleksiy Breus, engenheiro de Chernobyl, Ihor Yatskiv e Nikolai Kaplin, liquidatários; e Yuri Samoilenko, Engenheiro Chefe Adjunto da Usina de Chernobyl.
Algumas dessas pessoas também foram nomeadas personagens secundárias na série Chernobyl de 2019.
Chernobyl: The Lost Tapes é um documentário Sky Original produzido pela Top Hat Productions junto com a Sky Studios.
O documentário estreia quarta-feira, 22 de junho na HBO e também estará disponível para streaming na HBOMax.
Fonte: Collider
Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!
Twitter: @realcanalbang
Instagram: @canalbangoriginal
Facebook: http://facebook.com/canalbangoriginal
Comments