O detetive mascarado foi criado pelo escritor Bill Finger e pelo artista Bob Kane, aparecendo pela primeira vez em maio de 1939 na revista Detective Comics #27. O primeiro nome dado ao vigilante foi "O Bat-Man", além de outros apelidos como "O Maior Detetive do Mundo", "O Cruzado de Capa" e "O Cavaleiro das Trevas". A sua real identidade é Bruce Wayne, bilionário, filantropo, magnata de negócios e dono da grande corporação Wayne Enterprises. Podemos considerar Bruce um homem sociopata, traumatizado e que jurou vingança e justiça contra os criminosos devido ao assassinato de seus pais quando ele era criança. Wayne foi atrás de treinamento e acabou criando uma figura e um símbolo incorruptível para lutar contra o crime em sua cidade natal, Gotham City.
Ao longo dos anos, Batman não trabalhou sozinho. Teve a ajuda de seu mordomo Alfred Pennyworth (que por muitos anos foi considerado a sua única família), o comissário de polícia Jim Gordon, entre outros aliados, sendo os mais notáveis aqueles que assumiram os diversos mantos do Robin. Diferente da maioria dos grandes heróis, Batman não possui superpoderes. Faz uso apenas de seu intelecto e de sua perícia em artes marciais. Ele consegue reunir a destreza física com as habilidades de detetive, tudo isso usando como alicerce toda a ciência e tecnologia que ele possui a sua disposição.
O herói influenciou todos os setores do entretenimento atual, aparecendo em inúmeras histórias em quadrinhos, animações, diversas séries de TV, games, parques, brinquedos, objetos para colecionadores, roupas e produtos de estilo de vida, bem como os filmes de sucesso. Já foram criados jogos de cartas, jogos de tabuleiro e quadrinhos de jornal do Batman, e até mesmo o correio dos EUA já homenageou o personagem com seus próprios selos postais. O Batman é um ícone multibilionário que continua a reinar como um dos super-heróis mais populares da DC Comics.
Bruce Wayne treinou por anos até chegar a um nível difícil de ser alcançado pelas pessoas comuns. Habilidoso em todas as formas de combate corpo a corpo ou com armas, ainda tornou-se o maior detetive do mundo. É mestre em fugas, disfarces e explosivos, é inventor e um dedicado cientista. Por ser humano Batman é vulnerável as armas de fogo, mesmo com sua armadura a prova de balas, que não resiste ao tiro direto, sendo assim utiliza as técnicas que aprendeu durante o treinamento na Liga das Sombras, utilizando lugares escuros para ocultar-se silenciosamente e ter a capacidade de derrubar até mesmo inimigos armados
Batman é considerado um dos mais fortes membros da Liga da Justiça, podendo derrotar seres muito mais poderosos com uma combinação de inteligência, raciocínio rápido e habilidades que desenvolveu através do seu árduo treinamento. Os roteiristas são quase unânimes em justificar esse perfeccionismo, genialidade nos atos, raciocínio e planejamento do personagem devido a sua extremada obstinação como vigilante, a qual, muitas vezes, chega a ser retratada como um desequilíbrio mental e uma sociopatia, assim como os seus inimigos internados no Asilo Arkham.
Os contos do morcego também são aclamados devido ao hall de vilões. Nos anos 40 foi apresentado o Coringa, o palhaço do crime, assassino e psicótico (considerado o pior inimigo do Batman); a sensual Selina Kyle, a Mulher-Gato, ladra com fixação por felinos; Oswald Chesterfield Cobblepot, o Pinguim; o terrível Edward "Nygma" Nashton, o Charada; o ex-promotor Harvey Dent, depois conhecido como Duas-Caras; o Chapeleiro Louco (Jervis Tetch ) e o Espantalho (Jonathan Crane), conhecido também como "O Senhor do Medo".
Nas décadas de 1950 a 1970, temos o surgimento de Victor Fries, o Senhor Frio, A Hera Venenosa (Dra. Pamela Lillian Isley), Vatele da Gangue Royal Flush e o temido Ra's Al Ghul, um dos maiores vilões que o Batman já enfrentou e que recentemente ganhou evidência em razão do êxito do filme Batman Begins. Também foi nessa época que Batman conheceu o Homem-Coruja (Thomas Wayne Jr.), uma versão maléfica de si mesmo que veio do Universo de Antimatéria e que era membro do Sindicato do Crime da América (versão maligna da Liga da Justiça). Nos Novos 52 a origem do Homem-Coruja foi alterada. Thomas Wayne Júnior era o irmão mais novo de Bruce Wayne que ainda em gestação sofreu um acidente. O que o fez nascer prematuro e em estado vegetativo. Thomas e Martha Wayne esconderam o seu filho em um orfanato. Após a morte deles, Júnior acordou de seu estado vegetativo aos 12 anos e encontrou o orfanato abandonado. Ele foi levado pela Corte das Corujas (uma sociedade secreta que controlava Gotham desde o Século XIX). Júnior aprende artes marciais com a Corte e sabe a verdade sobre a sua família e sobre quem ele é. Ao chegar à vida adulta Júnior assume a identidade do político Lincoln March e se torna próximo de Bruce Wayne e até descobre sua identidade secreta. Júnior e Bruce se encontram no orfanato onde ele cresceu e lá revela quem ele é para seu irmão. Júnior veste uma armadura que lembra uma Coruja e enfrenta Batman. Após uma batalha fulminante, Batman sai vitorioso e Júnior é dado como morto após a explosão de um prédio apesar de seu corpo não ser encontrado. Até hoje, a saga da Corte das Corujas é considerada uma das melhores.
Na década de 80 temos a apresentação do Crocodilo (Waylon Jones), do Máscara Negra (Roman Sionis) e do Ventríloquo (Arnold Wesker), junto de seu boneco Scarface, que é uma marionete. Bane e Harley Quinn (Harleen Quinzel) surgiram nos anos 90.
Outros vilões também estão presentes nos quadrinhos e nas séries de desenhos animados do Batman, como por exemplo o Pistoleiro, Cara-de-Barro, Morcego Humano (Robert Kirkland Langstrom), Vagalume (Garfield Lynns) e o segundo Robin revivido (Jason Todd), que é assassinado pelo Coringa e renasce sob o manto do Capuz Vermelho.
Este ano marca o 80º aniversário de publicação do Batman nas páginas de Detective Comics. Assim como foi os 80 anos do Superman, a DC Comics está preparando as comemorações com dois quadrinhos especiais: a milésima edição de Detective Comics e um encadernado especial. Conforme revelado através de um comunicado emitido pela DC, Detective Comics #1000 será uma edição especial que apresentará uma história principal escrita por Peter J. Tomasi e desenhada por Doug Mahnke que trará o Arkham Knight dos jogos de videogame do Cavaleiro das Trevas para a continuidade principal do Universo DC. A edição também incluirá histórias backup de outros criadores do Batman, entre novatos e veteranos como Geoff Johns, Brian Michael Bendis, Paul Dini, Christopher Priest, Denny O’Neil, Neal Adams, Kelley Jones, Dustin Nguyen e Alex Maleev. Que venham mais 80 anos de um dos maiores ícones da cultura pop. Só nos resta aguardar.
Por Moezio Vasconcellos
Siga as nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube! Twitter: @realcanalbang
Instagram: @canalbangoriginal
Facebook: http://facebook.com/canalbangoriginal
Comments