top of page

Asteroid City | Crítica sem Spoilers

Atualizado: 10 de ago. de 2023

Entre os últimos filmes do diretor talvez seja seu elenco mais estrelado, incluindo Tom Hanks, Scarlett Johansson, Jason Schawrtzman, Bryan Cranston, Edward Norton e muitos mais.

Asteroid City, o mais recente filme de Wes Anderson, está repleto de visuais icônicos, rostos conhecidos e curiosidades encantadoras que você espera deste cineasta único. É cômico e muitas vezes irônico, mas como alguns de seus outros filmes, tem o visual de uma tragédia.


O filme se passa em um deserto do sudoeste norte-americano em 1955. Há uma pequena cidade: Asteroid City, que consiste em um motel, uma garagem e fileiras de pequenas cabanas brancas. Um meteorito caiu lá há 5.000 anos, e a cratera laranja brilhante resultante é o local de um observatório do governo. Esta cidade está sediando uma "Convenção de jovens extraordinários", para a qual alunos do ensino médio com brilhantismo científico são convidados a mostrar suas invenções.

As cores são hipnotizantes e suavemente desestabilizadoras. A transição entre o familiar e o estranho, assim como entre o teatral e o cinematográfico, é um tema fundamental nos filmes de Anderson, que, como a maioria dos "filmes normais", se parecem muito com a vida, mas com Anderson sempre são mais estranhos de alguma forma. O que faz essa diferença é a assinatura, a voz, a sensibilidade, a técnica, o dinheiro, a sorte e como a emocionante e aterrorizante bagunça da existência é reunida, organizada e depois é jogada para nós.

Juntamente com Scarlett Johansson, Jason Schwartzman preenche o centro expressivo do filme com humor e timing perfeito. Johansson também tem papéis duplos como atriz e personagem. Ela é Midge Campbell na peça, uma sensual estrela de Hollywood que chega à cidade com sua próprio filha prodígia e um guarda-costas.

Anderson alterna regularmente entre a história do filme e o drama da cidade, gradualmente colocando-os em um jogo, dinâmico e comovente um com o outro. Há crises em ambos, juntamente com dúvidas, confrontos, encontros e discussões sobre arte e vida. Ele investiu muito neste filme, incluindo alusões cinematográficas e conhecimento teatral.


Porém à medida que o apresentador vivido por Bryan Cranston mostra o drama dos bastidores entre Conrad Earp, Edward Norton o dramaturgo por trás de Asteroid City e o diretor de palco Schubert Green, Adrien Brody fica mais difícil de manter o controle da narrativa.

Na maioria das vezes, Asteroid City parece estar juntando truques visuais destinados a deslumbrá-lo no lugar de desenvolver a verdadeira química entre os personagens ou coesão entre as tramas que poderiam funcionar para ilustrar um ponto mais importante.


No entanto isso não faz Asteroid City menos divertido, muito pelo contrário, é uma maravilha para nossos olhos o que torna fácil entender por que os fãs mais assíduos de Anderson são tão propensos a ver profundidade e genialidade em seus trabalhos. Mas também é um gosto intencionalmente adquirido que definitivamente deixará alguns espectadores perplexos, insatisfeitos ou simplesmente curiosos sobre o motivo de tanto barulho.

Asteroid City também é estrelado por Liev Schreiber, Hope Davis, Stephen Park, Steve Carell, Hong Chau, Willem Dafoe, Tony Revolori, Jeff Goldblum, Sophia Lillis, Fisher Stevens, Rita Wilson e Bob Balaban.


O filme já está em cartaz nos cinemas brasileiros.


Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Twitter: @realcanalbang

Instagram: @canalbangoriginal

Facebook: http://facebook.com/canalbangoriginal

0 comentário

Commentaires


bottom of page