top of page

As novas séries 'Star Wars' conseguirão atingir o patamar definido por 'Andor'?

Atualizado: 5 de mar. de 2023

A melhor história que este universo já contou colocou em foco quantas das outras entradas são sem brilho e sem imaginação.

Não houve surpresa maior e mais bem-vinda para Star Wars do que a excelente série recente Andor. Desde a introdução que abriu o potencial para a construção expansiva do mundo através de seu encapsulamento das condições desumanas das prisões em seus episódios intermediários e o final que mostrou como uma rebelião pode acontecer em uma escala menor, foi o melhor da série desde então que começou todas aquelas décadas atrás. Capturar o verdadeiro terror do Império e a tragédia esmagadora que ele causaria sem piscar, parecia um novo passo ousado para uma franquia que estava se apoiando em sua própria nostalgia sem muito mais a oferecer. Também não poderia ter vindo em melhor hora, pois a mais recente trilogia de filmes havia concluído com uma nota abismal e as outras séries de tv eram frequentemente mal construídas em comparação, Andor não apenas foi bem escrito, atuada e dirigida, como também conseguiu deixar toda essa bagagem para trás. Esperava-se que pudesse ter aberto uma nova porta para as histórias que viriam. Em vez disso, Star Wars ainda está enfrentando suas próprias piores tendências.


Especificamente, a série ainda não consegue parar de contar as mesmas histórias com os mesmos elementos repetidamente. Isso foi sentido mais claramente com a recente estreia de O Mandaloriano que, embora não sem um pouco de diversão, deu um início já difícil à terceira temporada. Onde Andor parecia estar olhando para o futuro, mesmo que estivesse ocorrendo no passado, esse episódio de O Mandaloriano estava perpetuamente preso olhando para trás e tropeçando em seus próprios pés. Personagens familiares fizeram breves aparições e houve até uma tentativa de ressurreição de um companheiro que há muito se pensava ter experimentado um fim definitivamente explosivo há muito tempo. Tudo se desenrolou em busca de referências e um pouco mais.

Claro, esta não foi a primeira vez que a série fez isso. O show começou de forma bastante promissora como sendo sobre o mandaloriano vivido por Pedro Pascal vagando pela galáxia que tinha pouco a ver com a abrangente Star Wars que já conhecíamos. Ele enfrentaria vários desafios e se relacionaria com um carinha verde que, sim, se parecia muito com Yoda. No entanto, havia muito mais acontecendo que não parecia ser uma referência a histórias que já havíamos ouvido antes. Tudo isso mudou quando um certo jovem Skywalker apareceu e fez o universo parecer tão pequeno mais uma vez.


Para cada momento há uma nova história como a que se desenrola em Andor e, em menor medida, a dos primeiros episódios de O Mandaloriano, tudo isso logo é lixado para algo mais seguro. Seja para criar histórias motivadas pela criação de eastern eggs para o público ou montanhas de merchandising para vender, é apenas uma narrativa sem imaginação. Seja o esporadicamente sem graça O Livro de Boba Fett ou a oportunidade perdida que foi Obi-Wan Kenobi, tudo parece que a maioria das histórias contadas simplesmente não está interessada em fazer nada de novo. Este pode ter sido sempre o caso, mas a maneira como Andor desafiou o que era possível neste universo fez com que nenhuma outra série pudesse simplesmente se safar jogando pelo seguro por mais tempo. Desde o design de todos os cenários até o tom da série em si, tudo era sujo e sombrio ao mesmo tempo em que parecia vibrante. Parecia que havia uma visão real por trás disso que não foi construída em torno da reciclagem do que já sabíamos. Em vez disso, construiu algo novo.

Pode ter havido todos os aparelhos familiares deste universo, mas não parecia um ciclo fechado de referências por causa das referências. Todos os detalhes importavam e construíam a sensação de que os criadores estavam refletindo sobre quais eram as regras desse universo. A triste realidade é que o potencial imaginativo de Andor aproveitado não foi sentido em nenhum outro lugar ultimamente. Embora nem todo show precise seguir exatamente seus passos e ser algum tipo de mudança radical, deve haver algo único para eles. Onde essa série crepitou com uma energia que parecia verdadeiramente viva, a maioria das outras histórias acabou de se tornar um tanto cansativa. Obviamente, alguns desses números cada vez maiores de programas ainda não foram ao ar e não podem ser contabilizados ainda. Ainda há otimismo no que foi descrito sobre a próxima série The Acolyte, especialmente considerando que supostamente adicionou o dinâmico diretor Kogonada. O resto é um saco bastante misto que parece ser amplamente definido por personagens que já vimos ou histórias que parecem negócios como sempre.


Pode muito bem haver outra joia escondida entre eles que se mostra uma agradável surpresa mais uma vez. Infelizmente, as surpresas parecem cada vez mais raras na trajetória que todas essas histórias parecem seguir. Espera-se que esta temporada de O Mandalorian comece a deixar para trás as armadilhas que o incomodaram antes e consiga se reinventar levando sua história em uma direção mais interessante. É difícil ver isso ou qualquer série capturando o raio em uma garrafa como Andor fez. Não se engane, não se trata de elogiar o que conseguiu só porque foi diferente. Isso não é suficiente por si só. O que fez funcionar é como tudo parecia confiante e paciente. Nunca caiu em segurar constantemente a mão do público por meio de coisas que eles achariam familiares, pois apenas começou a contar sua história e contá-la bem.


Vale a pena apreciar o quanto se destacou ao fazê-lo, mas também funciona como uma acusação da mornidão do restante de suas ofertas de televisão lançadas até o momento. Só podemos esperar que esta longa lista de programas futuros se esforce para traçar seu próprio curso e talvez, apenas talvez, se aproximar da barra alta que Andor estabeleceu. Para colocar nas palavras poéticas de um jovem radical desde sua primeira temporada, é sempre importante tentar.


Todos os episódios de Andor estão disponíveis no Disney+.


Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Twitter: @realcanalbang

Instagram: @canalbangoriginal




0 comentário

Comentarios


bottom of page